domingo, 16 de setembro de 2007

Animação 2d em software livre


Quando alguém começa utilizar um software livre, como os populares OpenOffice ou o Abiword, uma ferramenta de edição de textos, pode perceber que as novidades se resumem a melhorias nas funcionalidades e em aspectos de usabilidade, sem o estardalhaço e o embelezamento dos softwares pagos. Afinal, por serem não-comerciais eles não se encontram dentro do escopo da obsolescência programada da industria da informática.
No entanto, para manter-se com um objetivo não-capitalista em uma sociedade capitalista é muito difícil. E sem uma ampla base de usuários e mantenedores (sejam pessoas físicas ou universidades), o projeto estará fadado a descontinuidade. Projetos como o Uria e o Ktoon, destinados a serem a versão livre do Adobe Flash parece que morreram na praia.
De outro lado, o Synfig, que de ínicio foi o desenvolvimento de uma ferramenta livre para um estudio de animação (que encerrou as atividades) está em constante aperfeiçoamento e, ao contrário dos dois citados anteriormente, deixa bem claro que ainda é uma versão de desnvolvedores. Mas admira o fato da continuidade.
O líder do projeto, Robert Quattlebaum, exibiu uma pequena animação chamada Prologue na anime Expo 2004 e na Comic-Con 2004, exibindo as potencialidades de seu software.
Agora é só esperar pra quando sair a versão definitiva e testar a fera. As versões paa download rodam em Linux, Mac e Windows. Para esses dois últimos é necessária uma biblioteca GTK, diponível no site (não inteiramente, pois no meu Windows não rodou). Entre os Linux atendidos eu não vi o Ubuntu... mas se o negócio engrenar, provavelmente haverá uma versão para esses sistema amigável de Linux.

Nenhum comentário: